O deputado federal eleito Lucas Pavanato (PL-SP) defende uma ofensiva conservadora para disputar a hegemonia política em instituições de ensino brasileiras. Com a maior votação da história para o cargo em São Paulo, o parlamentar sustenta que o ambiente acadêmico e escolar, historicamente dominado pela esquerda, precisa ser ocupado por estudantes de direita.
Estratégia de ocupação política
A ideia central do parlamentar é incentivar o ativismo dentro das salas de aula para contrapor a influência ideológica que, segundo ele, sequestrou a educação nacional. “Precisamos ter um ativismo político dentro de escolas e universidades”, declarou Pavanato.
Para o deputado, a omissão dos estudantes conservadores é um erro estratégico. “Não basta ser conservador dentro da faculdade se você permite, mesmo sendo maioria, que a esquerda ocupe essa posição”, afirmou. O plano de atuação busca inspiração no modelo do grupo norte-americano Turning Point USA, focado em debates intensos no ambiente universitário.
Histórico de embates e novos desafios
Essa postura de confronto já rendeu episódios de tensão, como quando o parlamentar foi retirado de um evento na PUC com a ex-deputada Manuela D’Ávila, resultando em um processo judicial por violência de gênero. Agora, com o respaldo das urnas, Pavanato acredita ter maior legitimidade para avançar. “Agora a gente tem força suficiente para cavar esse espaço”, disse. “É a hora de a gente começar a fazer isso.”
Propostas para o sistema de ensino
Além da disputa política, o parlamentar defende reformas estruturais, como a implementação de vouchers educacionais. O objetivo é permitir que famílias utilizem recursos públicos em escolas privadas. “Um pai cristão tem que ter o direito de botar o filho numa escola cristã”, disse. “Por mais que ele seja uma pessoa humilde, ele tem o direito de receber um voucher para isso.”
Entre as medidas propostas, destacam-se:
Descentralização e foco na base
Pavanato critica o papel do Ministério da Educação (MEC) na definição de currículos e defende que o investimento público priorize a educação básica em vez do ensino superior. Além disso, questiona a pressão social para que todos os jovens cursem faculdade. “Por que o ensino técnico é tão demonizado?”, perguntou. “Para mim, se um jovem quiser, ele tem o direito de optar por sair da escola, ir para o ensino técnico e arrumar um bom emprego.”
Ao concluir, o deputado reforçou seu diagnóstico sobre o atual modelo pedagógico brasileiro. “É uma educação completamente disfuncional, voltada simplesmente pra replicação ideológica de absolutos radicais”, encerrou.






