O ex-candidato presidencial Renan Santos (Missão), que terminou o primeiro turno na quarta colocação, descartou qualquer alinhamento com o presidente Lula (PT) para o segundo turno da disputa. Em declaração recente, ele também confirmou que não tem a intenção de comparecer às urnas no próximo dia 25 de outubro, preferindo adotar uma postura de neutralidade na corrida eleitoral.
Estratégia de neutralidade e independência
Durante participação em sabatina no programa Alt Tabet, transmitido pelo Canal UOL, o dirigente partidário justificou que prefere ficar isento para preservar seu projeto político de associações com outras correntes partidárias. Renan Santos explicou que sua prioridade atual é consolidar uma nova alternativa institucional no país.
“Eu não vou votar. A última vez eu pedi voto nulo. Dessa vez eu tô falando: votem em quem quiserem”Renan Santos
O político enfatizou que a preservação da identidade de sua sigla é o principal motor para a recusa em endossar qualquer candidatura remanescente na disputa pelo Palácio do Planalto.
“Eu não posso pegar o meu partido político […] e macular na defesa de outra causa”, declarou. “Ou eu crio meu campo político ou eu desisto da política”, completou Renan.
Avaliação sobre o avanço de Flávio Bolsonaro
Apesar de afastar qualquer proximidade com o petista, Renan Santos avaliou que a vitória do senador Flávio Bolsonaro (PL) representaria um risco mais acentuado de concentração de poder. Segundo sua análise, o parlamentar contaria com uma articulação muito mais sólida no Legislativo para avançar com pautas de seu interesse.
“Eu acho, em termos de acúmulo de poder, o perigo do acúmulo do poder, do acúmulo específico, é maior com o Flávio. Eu acho isso aqui, da turma do PT, é o maior argumento que eles têm. Porque com o Lula, se o Lula ganhar a eleição, o Lula não tem poder pra passar PEC, pra passar nada”, continuou Renan.
O cenário no Congresso Nacional fortalece a projeção feita pelo ex-candidato. O PL assegurou 121 cadeiras na Câmara dos Deputados e 28 no Senado. Com a adesão de siglas como União Brasil, PP, Republicanos, Novo e Podemos, o grupo aliado pode alcançar a marca de 286 deputados e 50 senadores a partir de 2027.
Análise institucional e temor de práticas ilegais
Ao abordar o perfil dos dois principais grupos políticos, o representante do Missão pontuou que enxerga traços autoritários em ambos os lados, embora afaste a hipótese de ruptura institucional por meio de um golpe militar no Brasil.
“Ter um golpe militar, a meu ver, a gente não corre risco. E eu também não consideraria, que é uma mera opinião, que o Flávio, pela natureza dele, esteja trabalhando para algo assim. E por quê? Porque a natureza do Flávio é acordo, e roubo. A natureza do Flávio é acordo e roubo, o tempo todo”Renan Santos
Para o ex-candidato, o verdadeiro perigo reside na centralização excessiva de prerrogativas e na naturalização de condutas ilícitas pelas estruturas do Estado, independentemente de quem assuma o comando do Poder Executivo federal nos próximos anos.






